quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Confiança

Eis um dos busílis da questão da toxicodependência. É das coisas que talvez se perde com mais facilidade e que é muito difícil reconquistar. Todos “nós” enganámos, mentimos, fizemos trinta por uma linha para arranjar dinheiro para usarmos drogas e muitas vezes traímos a confiança de quem mais gostávamos, pais, mães, mulheres, namoradas, filhos, amigos, etc. Eu sei e vocês sabem que são coisas que acontecem no uso das drogas, mas eles não tinham nada que levar com isso e perdem a confiança completa em nós. Isto está um pouco interligado com o que já escrevi, pois cada vez que recaímos e voltamos a pôr-nos de pé, muitas vezes dizemos a todas estas pessoas “agora é que é, desta é que vou conseguir”, algumas vezes é realmente verdade, mas a grande maioria recai novamente. As estatísticas estão contra nós, só uma mínima minoria consegue largar completamente as drogas. Cabe a cada um de nós contrariar esses números.

É obvio que vamos passar (eu passei e continuo a passar) por sentimentos de injustiça, revolta, indiferença, pois ao princípio quase ninguém vai acreditar em nós, mas não desistam. Eu penso e falo muito na auto-valorização, na auto-estima em cima, porque acredito que são factores fundamentais para andarmos para a frente e não baixarmos os braços, mesmo quando ninguém acredita em nós.

No meu caso, talvez seja, apesar de tudo um privilegiado, pois continuo a ter pessoas (poucas, raras) que ainda acreditam, ou fazem por acreditar em mim e me veêm diferente. Mas mesmo assim tenho de provar a mim mesmo e a eles que estou realmente mudado., que não preciso de mentir, nem enganar, para que eles contem comigo.

Ao contrário também é verdade. Vivi quase sempre no mundo das drogas, logo, no mundo da desconfiança e hoje em dia é-me muito, mas muito difícil confiar nas pessoas, mesmo nas mais chegadas. Mas estou a fazer um esforço para o conseguir e sabem uma coisa ? Está mesmo a valer a pena.

Obvio que ainda me custa muito ouvir "onde estiveste ? e com quem ? e porque é que não atendeste o telefone ? ..." mas vejo isso como uma factura que estou a pagar por 20 anos de mentiras. E também, porque sempre vivi assim, no meio de enganos, o que tenho a perder em confiar, partilhar, desabafar em alguém que posso confiar ? Nada. Eu tenho feito isto ainda que com alguns erros pelo caminho, mas acreditem que me tem sabido bem.

Arrisquem e confiem, vão ver que se vão sentir melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário