quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Recaida

Pois é, cá estou eu de novo para vos falar de um assunto complicado, principalmente na condição onde me encontro, na reinserção. De volta à sociedade. Uns defendem que faz parte de todo um processo complexo que é a toxicodependência, outros que só recai quem quer. Acho que é um bocado dos dois.
Falo por experiência própria, pois já recaí.
As razões que nós arranjamos para recair são as mais variadas, ou estamos muito tristes e vamos lá tirar a dor, ou muito contentes e estamos numa de festa e "é só hoje", enfim uma panóplia de justificações , mas que nenhuma tem sentido porque desde o momento em que sabemos o que fazer para não recair não há justificações para o fazer e há que o admitir. Vamos lá porque queremos sentir aquela sensação outra vez e normalmente não pensamos em nada, nem em niguém e mandamos tudo para o ar naquele momento. Porque somos compulsivos ? Porque somos obsessivos ? Porque achamos que já não temos nada a perder ? Sei lá. Não é chapa cinco para todos, o que tento transmitir aqui hoje é que há alternativas. Telefonem para alguém, vão dar uma volta à rua, contem até cem. Porque do pensar em comprar, até comprar mesmo, ainda vai um bocado. Valorizem o que têm feito até à data. Dêem valor a vocês próprios.
Eu estive numa situação há bem pouco tempo onde dois familiares próximos estiveram em situações muito graves. Eu tinha saído da comunidade há 3 ou 4 dias. Quando dei por mim já só me apetecia consumir, pois a dor era muito forte e sofrer não é comigo.
Factos: não o fiz. Pedi ajuda, telefonei, falei com pessoas, contei até mil, fui ao CAT, eu sei lá. Fiz o que foi preciso para não recair.
Como vêem não há super-homens, tem de se ter sempre muito cuidado: Eu pensava que vinha com 20 meses de terapia intensa e com as costas larguíssimas e abanei. E não foi pouco. Já tinha quase 2 anos sem consumir. Cuidado com o excesso de confiança. É muito traiçoeiro.
Definitivamente o outro lado da moeda não compensa, vêem novamente as ressacas, as mentiras, os enganos, as manipulações, enfim, vocês sabem , tudo o que é necessário para consumir.
Optei por resolver os problemas sem ter de recorrer às drogas. Não foi fácil, mas também o que é fácil nesta vida, pessoal ?
As tentações são grandes, mas nós não somos menos que ninguém, somos apenas "diferentes", por isso, não se ponham a jeito.
Isto foi um pequeno exerto, pois acreditem que voltarei a este assunto que é de certeza um dos mais dificeis... viver a vida sem drogas.
Até breve

Sem comentários:

Enviar um comentário