sábado, 24 de julho de 2010

Misto ou não?

Para minha tristeza, tenho um amigo que fez tratamento comigo e que já lá tem de ir novamente. E eu comentava isto com uma amiga minha, porque ele fez-me a pergunta se devia ir para um centro só de homens ou um misto.
Sinceramente, não sei como aconselhá-lo até porque ele é uma pessoa digamos, "difícil", e porque eu mesmo já estive num centro misto.
Dei-lhe a minha opinião e não um conselho. Acima de tudo, todas as pessoas que entram, tanto nuns como noutros, vão para sair das drogas. Não para arranjar namorada/o, por isso, só a pergunta dele me deu a ver que, se calhar, mais uma vez ele vai pelas razões erradas. 80% das expulsões de centros mistos é por envolvimento.
Isto não acontece logo quando chegam, obviamente, mas depois de ganhar uns quilos, muito de que esteve escondido, e que nem se queria ligar durante o uso de drogas, e falo de sexo acima de tudo, vem cá acima. E nós, com meia dúzia de meses limpos, começamos a olhar-nos ao espelho, elas também, e é quase impossível não acontecerem relações.
Em muitas das pessoas o sexo, ou qualquer tipo de relação, não faz parte da vida há muitos anos, passaram infância nas drogas, adolescência drogas e só agora se estão a "descobrir". Por isso, não vejo nenhuma vantagem em ir para um misto, sinceramente só desvantagens.
E para ti boa sorte meu amigo, nunca desistir

5 comentários:

  1. Acho que neste post faltou o essencial, explicares qual é o problema de haver "envolvimento", como tu dizes. Porque é que uma relação não poderá contribuir para um equlíbrio emocional que ajude o processo terapêutico ?

    Joana

    ResponderEliminar
  2. porque normalmente uma relação vai começar logo há partida por ser uma relação "doente" percebes ? que equilibrio emocional pode haver em duas pessoas que passaram anos em mentiras, enganos,roubos,prisões etc. alias há quem defenda que só passado um ano te deves meter em relações (atenção que falo em relaçoes serias com sentimento) que não é o meu caso mas nunca uma relação em que ambas as pessoas tenham o mesmo problema e muito menos comecem a relação numa comunidade tá elucidada Joana?

    ResponderEliminar
  3. Só acho que cada caso é um caso e que o "nunca" nem sempre se justifica. Tudo é possível. O ser-humano é demasiado complexo para não se ter em conta as excepções...

    Joana

    ResponderEliminar
  4. Joana é óbvio que tudo é possível e que em tudo há excepções à regra. Apenas disse que na minha opinião, dois adictos começarem uma relação numa comunidade não será aconselhável, pois desvia as atenções do essencial, limpar a cabeça de drogas. Mas cada um é que sabe o que quer para a sua vida.

    ResponderEliminar
  5. Muitas dessas relaçoes munca dao em nada e sou da ópnioa que se estamos no centro é para nos tratámos e amalizarmos o que de mal fai dentro de nós para que nos deixe-mos controlar pelas drogas e nos alto-destruir.Uma relaçao entre 2 tóxicos,pela experiencia de 8 anos,nao dá nada,é um misto de muita coisa e muito conhecimento para que se diga stop!!!

    ResponderEliminar